quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Os sotaques do Brasil.

Será que realmente existe o sotaque correto? Essa pergunta é muito difícil de ser discutida, uma vez que toca em uma questão que vai além da linguística, é uma questão cultural.
Mas o fato é que não existe um sotaque mais correto do que outro, Ferdinand Saussure, um pioneiro nos estudos linguísticos diz que a fala, diferentemente da escrita, é um ato individual, portanto torna-se múltipla e não cabe a uma pauta sistemática. Ou seja, cada comunidade tem seu próprio modo de falar.
Talvez se tivéssemos de escolher o sotaque brasileiro mais correto, teríamos que voltar à história e então concluir que possivelmente o sotaque nordestino seria o mais correto, afinal o nordeste foi a primeira região brasileira a receber a Língua Portuguesa, além de ser o lugar onde o sotaque entre os falantes são mais semelhantes.
 Hoje em dia, existe uma supervalorização dos sotaques dos estados mais desenvolvidos,como os do Sudeste,visto que são os grandes pólos da comunicação e dramaturgia. Isso faz com que muitos pensem que a fala televisiva e jornalística seja a fala modelo-padrão brasileira, que fica entre o "carioquês "e "paulistanês", quando na verdade a fala jornalística, treinada por fonoaudiólogos tem por objetivo apenas neutralizar os sotaques, com objetivo de manter-se claro e conciso a falantes de todas as regiões.
Pois bem pessoal, o que acontece é que os sotaques são características de cada região e cada costume, é realmente uma questão de raiz. Em alguns lugares o sotaque é mais arrastado, em outros o erre (R) é mais puxado, ou a fala é mais lenta, mais rápida, enfim, temos uma diversidade grande dentro da língua portuguesa abrasileirada, portanto deixemos claro que o mais importante de tudo é respeitarmos as diferenças, a cultura, a raiz do próximo, brincadeiras sem graça quanto à fala do outro, não está com nada, certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário