quinta-feira, 15 de março de 2012

Estrutura de uma dissertação.


Para algumas pessoas, escrever é algo natural, fácil, agradável. Para outras é um verdadeiro terror, um parto. Então, aqui vai uma ajudinha básica que acredito que deve clarear a mente daqueles que não se entendem muito bem com as dissertações.

Primeiramente, devemos ter em mente que uma dissertação é composta por três partes: Introdução, desenvolvimento e conclusão.
A introdução deve ser redigida nas primeiras cinco linhas, isto é, no primeiro parágrafo. Deve  apresentar todos os pontos que serão discutidos no desenvolvimento, ou seja, o que não for discutido no desenvolvimento também não deverá ser citado na introdução, pois a introdução será como um índice para o seu texto. É interessante que seja citado três argumentos.

O desenvolvimento é de fato a própria redação, onde você irá discorrer tudo aquilo que foi citado na introdução. 
Cada argumento citado deve ser redigido em um parágrafo de no máximo cinco linhas, não mais do que isso. Também é importante que você tenha um bom conhecimento acerca do que vai escrever, pois dominar o assunto em questão é fundamental.
Todo o assunto a ser discorrido deve apresentar importância para a sociedade de um modo geral, evitando então as importâncias pessoais.

Já a conclusão é a retomada da sua tese inicial, ela deve concluir o texto todo, sendo como uma observação e reafirmação do tema, uma chave final. É propriamente dita a conclusão de todos os seus argumentos, e não apenas de um só. 

Ao iniciar o seu texto, é importante logo pensar a que conclusão você quer chegar ao discorrer tal assunto, desse modo a conclusão do texto será mais natural, pois já foi planejada logo no inicio.
Para discorrer sua conclusão use um parágrafo de no máximo cinco linhas. Use palavras que passem ideias conclusivas, como: Portanto, logo, em suma, etc.
Essas são as dicas básicas para redigir uma boa dissertação. Espero que tenha ajudado!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário